Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Tapete Redondo com Flor Segredo

Nossa quanto tempo sem postar! Acostumei a fazer postagens rapidas no face e "abandonei" o blog. Mas vou atualizar os ultimos tapetes feitos com dicas, links, graficos,etc.
O tapete de hoje vi um na net e corri fazer o meu.
 Usei barbante nº 8 Euro Roma, e Barroco mescla verde militar (9392), amarelo (9368) e vinho (9245).

Tamanho 125 cm. Peso 1870 g.
 Flor segredo do Marcelo Nunes
 Seguem mais detalhes:
 Flor central rodeada por 8 flores
União da flor da borda com as vizinhas e centro do tapete
 
 
RECEITA: 
A flor segredo o Marcelo Nunes ensina a fazer neste video:
O Tapete:
Não tem grafico. Mas o modelo foi montado a partir do Tapete com Flor Camelia (esta é foto do que fiz).
 
 Se voce comparar as 2 fotos vai perceber a montagem do tapete redondo a partir do oval:
 
 Tapete com Flor Camelia:  
Este é o grafico do tapete oval:
Tem tambem o PAP da Luciana de Assunção ensinando a fazer este tapete:
  https://www.facebook.com/media/set/?set=a.631263653590456.1073741850.601560173227471&type=1 
O PAP é uma sequencia de fotos, o que facilita bastante.

Atualização em 27 de abril de 2015
No mes passado fui fazer uma encomenda com esse modelo de tapete e acabei me atrapalhando sem saber direito por onde começar. É que quando fiz o primeiro estava acostumada a fazer o tapete oval com a flor camelia (o do grafico) e tudo fluiu tranquilo. Mas desta vez...foi dificil. Então fiz algumas fotos para me ajudar no futuro. E nesta semana tive que fazer outro, e as fotos foram de grande ajuda. Postei  fotos do tapete em alguns grupos do face e muitas pediram PAP, grafico - e então resolvi fazer esta atualização para tentar ajudar as amigas interessadas. Eu fiz as flores, incluindo as petalas verdes, com agulha 3,5. Depois usei o barbante nº 8 e agulha 4,0 mm.
 Primeiro, o centro do tapete: São 8 carreiras em volta da flor: 7 com o barbante cru e a oitava com o mescla colorido (laranja no caso). 
Reproduzi parte do grafico:
As flores do contorno: Cada flor do contorno terá 3 carreiras com o barbante cru. É na terceira carreira que será feita a emenda. Esta foto mostra que a primeira flor é emendada com o centro do tapete em três posições. Na emenda não fiz corrente antes e nem depois do ponto baixo: fiz os primeiros 5 pontos altos do leque, emendei com 1 ponto baixo e voltei terminando os outros 5 pontos altos do leque. 
A segunda flor (e demais) terá mais um ponto de emenda, na verdade será a primeira emenda e feita com a flor do lado, e depois naquelas 3 posições do centro. Veja na foto abaixo:
E um grafico para ajudar a fazer as 3 carreiras em volta de cada flor - tem que olhar nas fotos para fazer as emendas nos pontos certos.
Depois de unir todas as flores vem o acabamento.
Aqui um detalhe passo mais adiantado já com o acabamento:
E um grafico para ajudar
E finalizo com fotos da encomenda que fiz nesta semana só para mostrar outra opção de cor. A pedido da cliente usei o caramelo escuro nº 8 da Cia Textil no lugar do cru.

Seguem outras opções de cores: laranja e pink. Neste usei barbante cru nº 6 e agulha 3,5 mm. O tamanho ficou em 113 cm. O tapete feito com o barbante  nº 6 mede 125 cm.




Atualização em 8 de junho de 2017
Fiz o tapete com a flor camélia. 
Achei que ficou mais delicado. 



Atualização em 8 de junho de 2017
Video aula
A Edilene Fitipaldi fez uma video aula 
ensinando o “Tapete Camélia Redondo”

28 comentários:

  1. Fiz o meu na cor cru e laranja mesclado, ficou tão lindo como o seu, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. vou fazer o meu depois falo como ficou,obrigada
    boa noite

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5:56 PM

    Elsa, adoro suas postagens... estou fazendo esses tapetes acima cada um, da cor exposta por você. Obrigada.
    Estão ficando lindos. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Elsa, adoro seus trabalhos. Sou iniciante na arte do croche, mas consigo compreender suas explicações. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento. Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Elsa, adoro seus trabalhos. Sou iniciante na arte do croche, mas consigo compreender suas explicações. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento. Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Oi se eu quiser fazer um tapete que nem este mas almenta no começo como eu fasso com as flores em volta,para que elas nao enrugue o tapete

    ResponderExcluir
  7. amei sua pagina!! estou tentando fazer esse tapete ñ sei pq o meu ta enrugando na hora das flores e ñ ta dando certo ... acgo q vou ter q diminuir as carr. em volta da flor.... essa ultima dica vai me ajudar.. obg

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Dona Elsa....a senhora está de parabéns...lindos trabalhos!!! Obrigada por compartilhar gráficos e receitas...kkkk...sou sua vizinha...moro em Londrina-PR...abraços!!!!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6:17 PM

    Fiz um amarelo lindo como os seus, mais no final coloquei o fio decore na cor laranja. Ficou maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  12. estou fazendo o meu cru e mesclado marron

    ResponderExcluir
  13. Eu gostaria de aumentar o tapete redondo de tamanha como faço vc pode me dizer pois amei ele mas quero maior pra colocar na sala

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Estou fazendo este modelo, mas com duas camadas de flores, vai ficar bem grande. Amei este modela Elsa.

    ResponderExcluir
  16. JÁ FIZ ESSE MODELO.É UM POUCO DIFÍCIL E GASTA MUITO BARBANTE,MAS FICA LINDO NO AMARELO COM BRANCO.

    ResponderExcluir
  17. Estou fazendo esse redondo na cor branco com flores azuis esta ficando lindo��,muito obrigado por sua explicação

    ResponderExcluir
  18. Amei seus trabalhos muito lindo

    ResponderExcluir
  19. Amei todos eles quero muito aprender fazer essas flores

    ResponderExcluir
  20. VC tem o gráfico da tampa do vaso sanitário com duas flores camélia. Se vc tiver me envia por favor 😣

    ResponderExcluir
  21. gostaria do asso a asso

    ResponderExcluir
  22. Qual valor posso vender

    ResponderExcluir
  23. Quanto de linha vc usou na cor caramelo

    ResponderExcluir
  24. Maravilhoso não pare de postar.você faz coisas lindas parabéns 🌻🌻🌻

    ResponderExcluir
  25. Parabéns fico lindos os tapete

    ResponderExcluir