Nome mais que apropriado. Um escândalo de lindo esse modelo. Criação da Alexandra Ferreira que generosamente nos presenteou com um passo a passo, perfeito.
Esse fiz pra mim, mereço! Usei barbante nº 8 uva e branco, e nº 6 branco e verde. Mede 82 x 132 cm. Pesa 1720 g.
RECEITA: Fiz seguindo a video aula da Elaine do tapete da foto (Tapete Estrela Elaine Croche). São 2 partes.
Parte 1:Ensina a fazer o quadrado (são 7 no total).
No quadrado do meu tapete fiz a flor, 1 carreira com verde, 2 carreiras com cru e a ultima careira com o vermelho. O tamanho do tapete vai depender do tamanho do quadrado.
Muito interessante esta apresentação do quadrado de crochê: em pé como um losango. Preferi flor simples e deixei o exagero para o brilho ouro dos fios. Infelizmente o fio dourado do barbante cru é difícil de aparecer nas fotos (só visto na foto da flor).
Usei barbante nº 6 com brilho ouro. O cru é da Fial. O verde e vermelho são da Cia Textil.
Fiz a montagem do tapete de um video e o bico de outro.
1) O tapete: Para a montagem do tapete segui o video do
Tapete Rustico da Alda Cilene (fiz algumas modificações). Mas neste video ficou faltando uma carreira e ela fez um segundo video (Tapete Rustico 2) mas com algumas mudanças em relação ao primeiro.
Tapete Rustico
Eu já tinha feito o meu tapete e deixei como estava. Aconselho a ver os dois videos antes de decidir qual fazer. Achei que no video 2 o acabamento ficou bem melhor.
Tapete Rustico 2
2) O bico: Não fiz o bico do meu tapete igual ao do video pois embabadou. Usei o bico do Tapete em Relevo da Vanessa Marcondes. Ela ensina nesta parte 2 e começa aos 32 minutos.
Achei linda essa técnica de desenho em alto relevo no crochê. Já tinha visto foto em revista mas não entendi como fazer. Até que a Vanessa Marcondes fez vídeo aula ensinando. Corri fazer o meu. Aqui o resultado.
Usei barbante EuroRoma nº 12 e agulha 5,5 mm.
É todo esse exagero sim! Para o ponto em relevo
ficar destacado precisa ser barbante grosso.
Mede 59 x 74 cm. Pesa 920 g.
Como é feito: A execução é fácil. O tapete é feito com pontos baixos, uma carreira normal e outra deixando a alça da frente aparente no lado direito. O alto relevo é obtido fazendo ponto alto torcido pego pela frente: o primeiro pego na alça do ponto baixo e os seguintes no ponto alto torcido da carreira anterior.
Detalhe do bico: estilo vapt-vupt - 3 carreiras simples
Sempre quis fazer esse modelo de tapete, tenho receita numa revista antiga mas nunca aprendi o ponto favo de mel nos cantos do tapete. O ponto é mais usado em tapetes retos (dupla face) e ensinado em diversos videos no YouTube. Na semana passada a Isabel Ribeiro postou no face um vídeo curtinho ensinando a fazer o ponto nos cantos do tapete. Fiz uma amostra e acertei. Fui atras da revista e fiz esse tapete vermelho-branco, já no espírito natalino. Usei barbante 6 da Cia Textil: branco e com brilho ouro verde e vermelho.
Mede 53 x 72 cm. Pesa 635 g.
A flor é bem simples
Uni os tres quadros de flores com agulha de tapeçaria
A simplicidade deixa o destaque para a beleza do ponto favo de mel
Maravilhoso!
Aqui no piso claro
A venda no Elo 7: http://www.elo7.com.br/tapete-favo-de-mel-vermelho-branco/dp/7C3B35 RECEITA: 1) Gráfico e receita do tapete: Aqui a receita da revista. Como é antiga, sem os recursos gráficos de hoje, faltam detalhes que são compensados nas fotos do tapete. Durante a execução do ponto favo de mel não precisa cortar o barbante (vermelho e branco). Vai alternando: faz uma carreira com o vermelho, depois outra carreira com o branco e assim por diante.
2) Do ponto favo de mel: Aqui o link do vídeo da Isabel Ribeiro ensinando o ponto favo de mel e como fazer o canto:
Já tinha visto esse modelo e gostei muito. A receita foi publicada no blog da Circulo como "Centro Marsala", para divulgar a nova cor e o lançamento do fio Charme. Escolhi branco e vermelho pensando no Natal. Fiz metade do tamanho da receita pois queria um centro pequeno proporcional ao tamanho da flor. A flor foi aplicada depois do centro pronto.
Usei vários fios. No centro usei o fio Charme branco e o fio Anne vermelho brilho prata - teci usando fio duplo e agulha 3,0 mm. Na flor usei fio Duna brilho prata amarelo, vermelho e verde e agulha 3,0 mm.
1) O centro: Teci o centro usando fio duplo branco e vermelho. Não fechei totalmente o miolo do centro. Deixei um espaço (buraquinho) para auxiliar a centralizar o miolo da flor na hora de prender a flor no centro. Aqui a foto do centro.
Seguem o gráfico e o link da receita da Circulo. Gráfico do Centro: Só falta a última carreira de picô
2) A Flor: A flor é de um tapete do Marcelo Nunes, da primeira publicação dele em revista. É fácil de fazer. Não tem nome. É um gráfico feiinho mas dá para entender.
3) Como prendi a flor no centro:
Prendi a flor no centro amarrando 4 pedaços de fio duplo branco (de pelo menos 20 cm de comprimento). Do lado avesso, amarrei juntos: o ponto baixo que prendi as alças de correntes nas quais teci as folhas verdes com um ponto alto da segunda carreira do centro, dando 2 nós. Prendi em 4 locais do centro. As pontas do fio duplo escondi na primeira carreira de pontos altos do centro, com o auxilio de agulha de tapeçaria. Explico a seguir com mais detalhes usando fotos 1) Primeiro, pelo lado avesso da flor passo cada fio duplo fio pelo ponto baixo da ultima carreira de alças de correntes, com a ajuda da agulha de croche.
2) A seguir com o auxilio da agulha de croche puxo as duas pontas do fio duplo uma de cada lado do ponto alto da 2ª carreira do centro, onde vou amarrar, mas faço um nó frouxo. Depois prendo o 2º fio duplo no ponto alto posicionado em linha reta (ficarão 11 pontos altos de intervalo entre a 1ª e 2ª emendas).
Amarro o 3º e 4º fios (ficam 5 pontos altos de espaço entre os 4 locais das emendas). Observar que o miolo da flor e o meio do centro estão sobrepostos como indicado pela agulha inserida no meio. Agora apertar o 1º nó e fazer o 2º nó.
Na foto seguinte usei barbante vermelho para visualizar melhor os 4 locais de união flor-centro
3) Finalizando é só esconder as pontas do fio duplo e cortar. Para isso usar agulha de tapeçaria, passando o fio duplo por um trecho entre os pontos altos da 1ª carreira do centro. Como se vê pela foto as emendas não aparecem depois da finalização.