sábado, 19 de julho de 2014

Tapete Redondo com Flores Roxas



Gosto de fazer postagens acompanhadas de informações que possam ajudar quem quiser fazer o trabalho. Hoje, infelizmente, só trago postagens de fotos. Este tapete maravilhoso fiz a partir de outro que comprei da Olimpia Xavier. Um dos mais lindos que já fiz.
Usei barbante Fial nº 6 cru, e Barroco mescla verde (9385) e roxo (9563).Tamanho 120 cm. Peso 1300 g.
Detalhe do centro
 
Flor cata vento
Acabamento
 A venda na Loja Elo-7: http://www.elo7.com.br/tapete-redondo-com-flores-roxas/dp/40C873





quinta-feira, 17 de julho de 2014

Tapete Redondo com Flor Segredo

Nossa quanto tempo sem postar! Acostumei a fazer postagens rapidas no face e "abandonei" o blog. Mas vou atualizar os ultimos tapetes feitos com dicas, links, graficos,etc.
O tapete de hoje vi um na net e corri fazer o meu.
 Usei barbante nº 8 Euro Roma, e Barroco mescla verde militar (9392), amarelo (9368) e vinho (9245).

Tamanho 125 cm. Peso 1870 g.
 Flor segredo do Marcelo Nunes
 Seguem mais detalhes:
 Flor central rodeada por 8 flores
União da flor da borda com as vizinhas e centro do tapete
 
 
RECEITA: 
A flor segredo o Marcelo Nunes ensina a fazer neste video:
O Tapete:
Não tem grafico. Mas o modelo foi montado a partir do Tapete com Flor Camelia (esta é foto do que fiz).
 
 Se voce comparar as 2 fotos vai perceber a montagem do tapete redondo a partir do oval:
 
 Tapete com Flor Camelia:  
Este é o grafico do tapete oval:
Tem tambem o PAP da Luciana de Assunção ensinando a fazer este tapete:
  https://www.facebook.com/media/set/?set=a.631263653590456.1073741850.601560173227471&type=1 
O PAP é uma sequencia de fotos, o que facilita bastante.

Atualização em 27 de abril de 2015
No mes passado fui fazer uma encomenda com esse modelo de tapete e acabei me atrapalhando sem saber direito por onde começar. É que quando fiz o primeiro estava acostumada a fazer o tapete oval com a flor camelia (o do grafico) e tudo fluiu tranquilo. Mas desta vez...foi dificil. Então fiz algumas fotos para me ajudar no futuro. E nesta semana tive que fazer outro, e as fotos foram de grande ajuda. Postei  fotos do tapete em alguns grupos do face e muitas pediram PAP, grafico - e então resolvi fazer esta atualização para tentar ajudar as amigas interessadas. Eu fiz as flores, incluindo as petalas verdes, com agulha 3,5. Depois usei o barbante nº 8 e agulha 4,0 mm.
 Primeiro, o centro do tapete: São 8 carreiras em volta da flor: 7 com o barbante cru e a oitava com o mescla colorido (laranja no caso). 
Reproduzi parte do grafico:
As flores do contorno: Cada flor do contorno terá 3 carreiras com o barbante cru. É na terceira carreira que será feita a emenda. Esta foto mostra que a primeira flor é emendada com o centro do tapete em três posições. Na emenda não fiz corrente antes e nem depois do ponto baixo: fiz os primeiros 5 pontos altos do leque, emendei com 1 ponto baixo e voltei terminando os outros 5 pontos altos do leque. 
A segunda flor (e demais) terá mais um ponto de emenda, na verdade será a primeira emenda e feita com a flor do lado, e depois naquelas 3 posições do centro. Veja na foto abaixo:
E um grafico para ajudar a fazer as 3 carreiras em volta de cada flor - tem que olhar nas fotos para fazer as emendas nos pontos certos.
Depois de unir todas as flores vem o acabamento.
Aqui um detalhe passo mais adiantado já com o acabamento:
E um grafico para ajudar
E finalizo com fotos da encomenda que fiz nesta semana só para mostrar outra opção de cor. A pedido da cliente usei o caramelo escuro nº 8 da Cia Textil no lugar do cru.

Seguem outras opções de cores: laranja e pink. Neste usei barbante cru nº 6 e agulha 3,5 mm. O tamanho ficou em 113 cm. O tapete feito com o barbante  nº 6 mede 125 cm.